Vantagens e desvantagens do Joint Venturi
Compostas de duas ou mais empresas, de grupos ou empresários, o conceito de Joint Venture se aplica para fins de criação e inovação de negócios. No cotidiano, diversas empresas têm optado pela junção com outras empresas buscando vantagens competitivas sobre o mercado.
E os benefícios do Joint Venture são diversos. Exemplo disso pode-se citar que empresas que se aventuram nas Joint Venture tem maior chance de sobreviver a uma crise financeira, isso porque, a mesma receberá incentivo dos seus parceiros que absorverão parte da crise para manter a empresa em forma. E a partir disso, pode-se eliminar a concorrência, evitando a competição para atingir um mercado monopolizado para os negócios.
Empresas que estão inseridas no conceito de Joint Venture podem se beneficiar focalizando em um mercado-alvo, que permite a mesma inserir uma nova linha de negócios, tornando-se possível a elaboração de um produto ou um serviço que pode vir a complementar ou substituir produtos e serviços existentes de outras empresas. Isto é muito benéfico, especialmente para as empresas que articulados com outras empresas que têm segredos de comércio ou produtos patenteados e propriedades intelectuais.
Outras Vantagens do Joint Venture são:
a) Transferência de tecnologia (conhecimentos técnicos próprio do setor e, também, financeiros, administrativos e comerciais) de uma associada para outra(s);
b) Ampliação de mercado para os produtos das investidoras;
c) Participação dos parceiros, no controle financeiro de operações conjuntas;
d) Participação nos lucros e benefícios gerados pela nova empresa;
e) Participação nas vantagens positivas, comparativas e específicas de cada parceiro;
f) Forma jurídica flexível, adaptável a diferentes legislações nacionais, internacionais;
g) Benefícios Fiscais e tributários, dependendo de legislações locais, nacionais e internacionais;
h) Possibilidades de atendimento a interesses nacionais e internacionais, com mais eficácia;