Vantagens e desvantagens do 5s
Para Silvia (1994) o 5S é uma filosofia de prática simples e fundamental. É uma proposta de reeducação, de recuperação de práticas e valores. Objetivando a melhoria do ambiente de trabalho e da qualidade de vida de toda a sociedade. É uma ferramenta de Programa da Qualidade Total que trata da arrumação, da ordem, da limpeza, do asseio e da autodisciplina.
Para Osada (1992), o primeiro passo deve ser o movimento dos 5S e a sua ênfase em um ambiente de trabalho limpo e bem organizado.Sem o movimento dos 5S, de nada valerão as outras campanhas e inovações inventadas para melhorar as condições do trabalho e criar produtos superiores. O movimento dos 5S é basicamente a determinação de organizar o local de trabalho, mantê-lo arrumado, limpar, manter em condições padronizadas e a disciplina necessária para realizar um bom trabalho.Para entender os 5S é necessário perseverança e determinação. Esforços constantes. E a capacidade de reconhecer o que é importante e de prestar atenção aos detalhes.
Para Chiavenato (1999), o 5S tem por objetivo aproveitamento melhor do espaço de trabalho, eliminar a causa de possíveis acidentes, desenvolver o espírito de equipe e assegurar uma boa aparência da organização.
Para Ribeiro (1994) 5S é um conjunto de técnicas, que utilizadas inicialmente pela administração para desenvolver a organização de uma empresa. Que para conseguir a Qualidade Total em sua empresa ela precisa primeiro estabelecer a ordem, que seria o Método 5S.
Segundo Campos (1999), um Programa 5S visa mudar a maneira de pensar das pessoas na direção de um melhor comportamento, para toda a sua vida. O Programa 5S não é somente um evento episódico de limpeza, mas uma nova maneira de conduzir a empresa com ganhos efetivos de produtividade.
Desvantagens/Dificuldades
Para Silva (1994) Um dos problemas é que para manter e melhorar o programa, é necessário refletir profundamente sobre o estilo de administração vigente. A longo prazo, somente uma profunda