Como se implanta um 5 s
A princípio, não há necessidade de nenhum programa oficial para a prática da essência do 5S. Inclusive, pessoas que exercem algum poder de liderança junto à equipe, podem difundir os seus conceitos, e implementa-los sem que haja uma oficialização da atividade. Muitas organizações costumam, desta forma, introduzir o 5S em seus ambientes, em trabalhos localizados. Evidentemente, a eficiência da prática é comprometida pela própria limitação de poderes e de autonomia dos participantes, haja vista que, sendo a organização um conjunto de atividades interdependentes, certamente o desenvolvimento do 5S por uma equipe é influenciado, positiva ou negativamente, por outras equipes.
SENSIBILIZAÇÃO DAS PESSOAS ESTRATÉGICAS
Não é comum, em grandes e médias organizações, a iniciativa em implantar o 5S partir do alto escalão. Normalmente a idéia é de algum componente da média-gerência ou de alguns processos da organização (Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Segurança Industrial, Produção, etc). Porém, mesmo que a iniciativa não seja do alto escalão, a sua sensibilização, assim como das demais pessoas estratégicas da organização, é fundamental para a implantação sistemática do 5S, antes de qualquer ação que vise abranger o 5S para toda a organização. Como regra geral, não se deve implementar o 5S em um nível da organização se o nível imediatamente superior não tiver conhecimento sobre o assunto.
A estratégia mais comum para a sensibilização de pessoas estratégicas (alta e média gerências e assessores) é a apresentação feita por um profissional que tenha experiência na implantação do 5S. Normalmente isto é feito em forma de palestra com duração média de 4 horas. O conteúdo da apresentação pode conter os seguintes tópicos: • Fundamentos do 5S • Benefícios do 5S • 5S como base para as melhorias (TQC, TPM, WCM, Kaizen, Just-In-Time, Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Qualidade, Produtividade, Custos, etc). • Resultados de Outras