Vantagens exportação
Melhorar a competitividade no mercado interno: O mercado externo exige que seu produto tenha um nível ótimo de qualidade, não apenas na concepção final do seu produto, como também nos processos, gestão de pessoas e praticas ambientais. Com estas exigências, seu produto se torna mais competitivo tanto no mercado externo quanto interno.
Aumento das vendas e dos lucros: Aqui é uma lição rápida sobre custos, que se dividem a grosso modo em dois tipos, os custos fixos que não mudam de acordo com o aumento de demanda (ex: o aluguel da fabrica ou o financiamento do maquinário), e os custos variáveis que variam de acordo com a produção (ex: a matéria-prima). Quando se consegue explorar um novo mercado externo, você aumenta a demanda por seus produtos, e com isto reduz os custos fixos da produção. Além de obter vantagens na aquisição de algumas variáveis, como a matéria-prima, aumentado assim além das vendas, o lucro.
Aumento do market share : Como você agora explora novos mercados em outros países, seu market share (participação no mercado) aumenta naturalmente.
Diminuição da dependência do mercado interno: Com a exportação dos produtos, a empresa fica menos vulnerável às mudanças drásticas de demanda do mercado interno, fazendo com que a diversificação de mercados faça a mais forte contra mudanças dentro do seu ambiente externo.
Possibilidade de contato com novas tecnologias: Com a exportação, o benchmarking é ampliado, sendo possível conhecer diversas novas tecnologias dentro de sua área de atuação nos diferentes mercados que estiver atuando. Também vai conseguir melhorar o networking nas diversas feiras e eventos internacionais do qual poderá participar.
Melhoria no escoamento da capacidade ociosa e menor impacto da sazonalidade: Com a exportação a empresa pode facilmente diminuir sua capacidade ociosa, aproveitando, assim, a redução de seus custos fixos na produção, além de se beneficiar da sazonalidade, por