Vantagens do Transformador Toroidal
Um transformador toroidal funciona baseado nos mesmos princípios de outro transformador com núcleo laminado comum, porém com diferenciais que o tornam superior. Essas vantagens são conhecidas e reconhecidas globalmente por inúmeras empresas.
A palavra toroidal refere-se à forma geométrica do núcleo, no caso, redondo e semelhante a um anel. Podemos considerar o núcleo como o coração do transformador. Ele pode ser constituído por diversos materiais magnéticos, desde uma fita muito fina de aço silício com grão orientado (G.O. – especial), até materiais advindos da nanotecnologia. Isso resulta em uma imensa gama de produtos que podem se beneficiar das potencialidades deste tipo de transformador.
Principais características:
Comparados aos transformadores comuns (E/I por exemplo), nossos transformadores toroidais de tensão, fabricados em aço-silício GO, oferecem importantes vantagens, dentre elas:
Baixíssima irradiação do campo magnético ao redor do transformador, não afetando circuitos eletrônicos sensíveis, sejam eles analógicos ou digitais.
Baixíssimas perdas, o que proporciona um menor consumo pois a corrente consumida em vazio (sem carga) é bastante pequena.
Menor variação de tensão na saída de potência, ou seja, a diferença entre a tensão de saída com carga e sem carga (em vazio) é inferior a de um transformador convencional.
Tamanho Reduzido, em geral, entre 40 e 60% menores e mais leves que os transformadores convencionais.
Flexibilidade de Projeto: ao contrário dos transformadores convencionais, o toroidal adquire formas muito mais adaptáveis as necessidades do projeto.
Fácil montagem em equipamentos, podendo ser fixado com apenas 1 parafuso ou ainda com pinos (para PCB) ou abraçadeiras plásticas, reduzindo tempo de montagem.
Funcionamento silencioso, ou seja, o ruído mecânico da vibração do núcleo praticamente não existe.
Por isso, um transformador toroidal, quando corretamente dimensionado, projetado e fabricado, pode ser