Vanguardas
A) Abstracionismo
A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O Abstracionismo é um estilo artístico moderno que não representa objetos próprios da nossa realidade concreta. Os objetos ou pessoas são representados, em de pinturas ou esculturas, através de formas irreconhecíveis. Para compor a obra utilizam-se relações entre cores, linhas e superfícies, e o artista trabalha com conceitos, intuições e sentimentos, provocando nas pessoas uma série de interpretações. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Wassily Kandinsky. Entre outros artistas destacam-se o holandês Piet Mondrian e o brasileiro Alfredo Volpi.
(Composição VIII, Wassily Kandinsky – 1923. Solomon R. Guggenheim Museum, na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos)
B) Neoplasticismo (De Stijl)
O Neoplasticismo é uma doutrina proposta pelo pintor holandês Piet Mondrian, em 1920, que defendia uma limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a formas geométricas com elementos e cores mais puras e buscando suas características mais próprias. Os experimentos realizados pelos artistas neoplásticos foram essenciais para a arquitetura moderna e para o design. As teorias de Piet Mondrian reivindicam um processo de abstração progressiva em razão do qual as formas estavam sendo reduzidas a linhas retas (horizontais e verticais) e as cores foram reduzidas ao cinza, branco, amarelo, azul, vermelho e preto. Junto de Theo van Doesburg, fundou a revista De Stijl (o estilo), principal órgão de difusão do movimento, em cujo primeiro número foi publicado o Manifesto Neoplasticista, em 1918. Entre os principais artistas estavam o pintor Wilmos Huszár, o escultor Georges Vantongerloo e os arquitetos Jacobus Johannes Pieter Oud e Gerrit Thomas Rietvel.
(Composição com Vermelho, Amarelo e Azul, Piet Mondrian – 1921. Coleção do Haags Gemeentemuseum, que mantém o Museu Escher, na cidade de Den Haag, na Holanda)
C) Cercle et Carré (Círculo e