vanguardas artisticas
O movimento de vanguardas artísticas tem derivação da palavra vanguarda, no qual vem do francês avant-garde ( expressão usada para identificar um batalhão militar que vem a frente das tropas em um ataque para desestabilizar o inimigo).
Esse movimento, deu inicio durante a Bélle Époque (expressão francesa que significa Bela Época, foi um período de cultura na Europa e comodismo com o uso das maquinas), durando até o fim das duas Guerras Mundiais. Durante esse período surgiram novos movimentos artísticos que buscavam expressar a revolta contra as regras e determinações impostas, mostrando uma nova maneira de ver o mundo. Podemos destacar cinco movimentos que se destacaram nesse período, foram: Expressionismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo e Surrealismo.
Desde os últimos períodos do século XIX, a história da arte passava por profundas modificações de rupturas. Os modelos da época do Renascimento Italiano, que eram muito valorizados pelas academias, começaram a passar por questionamentos.
Nesse momento, a Europa passava por progressos industriais, os avanços tecnológicos e as descobertas cientificas e médicas. No mesmo momento, a briga por mercados financeiros, acabou gerando a I Guerra Mundial, deixando o clima propício para o nascimento de novas concepções artísticas. Assim surgiu diversos manifestos e tendências de artes, muitos advindo de contrastes sociais.
Os movimentos culturais nascidos nesse período, responsáveis por inúmeros manifestos (Futurismo, Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Construtivismo) são chamados de Vanguardas Europeias.
EXPRESSIONISMO:
A. Oque foi?
O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural vanguardista que surgiu na Alemanha no início do século XX.
Sua primeira manifestação foi através da pintura, junto com o aparecimento do fauvismo francês, o que os tornaria os primeiros representantes das chamadas "vanguardas históricas". O Expressionismo foi um amplo movimento