vanessa
A lavanderia hospitalar é um dos serviços de apoio ao atendimento dos pacientes, responsável pelo processamento da roupa e sua distribuição em perfeitas condições de higiene e conservação, em quantidade adequada a todas às unidades do hospital .
Atendendo à demanda de instruções, na área de lavanderia, pela rede hospitalar, o Ministério da Saúde, através da Divisão Nacional de Organização de Serviços de Saúde ( DNOSS ), se propôs, com a ajuda de outros órgãos, elaborar um manual conceitual e orientador visando contribuir para a solução dos problemas atinentes a esse serviço específico.
Esse trabalho, segmento de uma série de instrumentos normativos elaborados, representa o esforço desta administração em revisar e atualizar os conhecimentos e técnicas, já que são inadmissíveis os métodos empíricos ainda hoje utilizados.
O Ministério da Saúde, com a elaboração deste documento, pretende ressaltar a importância da lavanderia dentro do complexo hospitalar, pois da eficácia de seu funcionamento depende a eficiência do hospital, refletindo-se especialmente nos seguintes aspectos:
• Controle das infecções;
• Recuperação, conforto e segurança do paciente;
• Facilidade, segurança e conforto da equipe de trabalho;
• Racionalização de tempo e material;
• Redução dos custos operacionais.
O presente manual pretende ser um instrumento claro, simples, objetivo e ajustável às diversas realidades das instituições hospitalares do país, de modo a bem atender suas necessidades específicas .
Divisão de Serviços de Saúde
Centro de Vigilância Sanitária 4
1- OBJETIVOS
• Geral
Oferecer à administração dos hospitais orientação para a concepção da área física e operacionalização racional e segura da lavanderia
• Específicos
1) Oferecer à direção do hospital subsídios técnicos relativos à construção, reforma, organização e manutenção da lavanderia.
2) Contribuir com a direção do hospital, oferecendo subsídios para a elaboração de seus próprios
manuais