VandoInfo InOut
452 palavras
2 páginas
Instituto Superior de Transportes e ComunicaçõesDispositivos de E/S e Misto
Discente: Vando Sérgio Da Costa Docente: Célio Pereira
Turma: I12
Maputo aos 18 de Março 2015
Periféricos (Entrada, Saída e Mistos)
Periféricos ou dispositivos são aparelhos ou placas de expansão que enviam ou recebem informações do computador, ou seja, é qualquer equipamento que esteja ligado ao computador.
Cada periférico tem a sua função definida, desempenhada ao enviar para e receber tarefas do computador, de acordo com sua função periférica.
Os dispositivos de entrada e saída são responsáveis pela conexão entre as várias partes de um sistema computacional baseado na arquitetura de Von-Neumann. Esta interface é responsável por conectar fisicamente o processador e a memória do sistema ao barramento, tornando-se o terceiro elemento do sistema computacional proposto, foi uma grande revolução no mundo da informática, pois facilita a vida de muitas pessoas.
Existem 3 Tipos de Periféricos:
Periféricos de Entrada;
Periféricos Saida;
Entrada e Saida (Mistos).
Periféricos de Entrada
São dispositivos que fornecem informações e permitem a comunicação do usuário com o computador.
Estes podem ser:
Teclado;
Rato;
Scanner;
Webcam;
Microfone, entre outros.
Teclado
É um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, e utilizado para inserir dados no computador. É um tipo de periférico de entrada utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras, números, símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.
Rato (Mouse)
Rato é um periférico de entrada que, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse tem, como função, movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador.
O mouse funciona como um apontador sobre a tela ecrã do computador e disponibiliza,