Vamuu que Vamuu

1125 palavras 5 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CURSO DE HISTÓRIA

FICHAMENTO

MACEIÓ
2013

ALAN JOSÉ DA SILVA

FICHAMENTO

Trabalho apresentado no curso de História da Universidade Federal de Alagoas como requisito parcial para aprovação na disciplina Profissão Docente.
Orientadora: Profª Dra. Roseane Amorim

MACEIÓ
2013

FICHAMENTO DE CONTEUDO
Eleta de Carvalho Freire. Historias de gênero na historia da educação brasileira. P 41-62 Memórias e Historias da educação: debates sobre a diversidade cultural no Brasil. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2012.

O cenário de inserção das mulheres na escola brasileira: tensões entre publico e privado, pode ser consideradas uma analise critica sobre o fato de que durante muito tempo, as mulheres foram compreendidas como ocupantes legitimas e exclusivas do espaço domestico.
Fala de uma situação remota, se pensada em termos da natural atribuição da ocupação dos espaços por homens e mulheres e da maneira como essa ocupação era representada no imaginário da sociedade brasileira.
“Desse modo, sob a hegemonia do paradigma da racionalidade cientifica e do predomínio da noção de natureza, como determinante dos comportamentos dos sujeitos, no século XIX, o homem assumia o estatuto de sujeito universal, sem que sua primazia, na ocupação do espaço publico, fosse questionada. Ademais, não se discutia a suposta inferioridade biológica das mulheres nem o poder de mando dos homens sobre elas.” P.43

Escolarização das mulheres: religião, bordado e costura no currículo escolar para as meninas, referisse aos primeiros séculos de colonização do Brasil, quando não ouve uma preocupação com a educação formal. Isso porque a organização da sociedade colonial compunha-se basicamente de senhores detentores do poder econômico e político, e de escravos. Coube inicialmente aos jesuítas a tarefa de educar, no entanto essa educação por parte dos jesuítas excluía as

Relacionados

  • VAMUU
    1378 palavras | 6 páginas
  • trabalho
    3425 palavras | 14 páginas