VAMUU
Em Newton - a órbita da Terra em um copo d`água, o físico
Eduardo de Campos Valadares (UFMG) explica por que o descobridor da famosa Lei da Gravidade é considerado o maior cientista de todos os tempos. Suas leis de movimento explicam como aviões se movem e sua lei de gravitação revela como maçãs caem ao chão. Seguindo o gosto pela prática de Newton, o autor incluiu instruções ilustradas para vários experimentos de fácil execução que o leitor poderá reproduzir.
CAPÍTULO (I)
CITAÇÕES:
Não sou filosofo porque não penso a partir de conceitos. Penso em partir de imagens. Meu pensamento se nutre do sensual. Preciso ver. Imagens são brinquedos dos sentidos. Com imagens eu construo estórias.
Mas tudo eram suposições. Os moradores de aldeia viam de longe e suspeitam, mas nunca haviam conseguido capturar uma única criatura das que habitavam o rio: todas as suas magias, encantações, filosofias e religiões haviam sido inúteis: havia produzido muitos livros, mas não haviam conseguido capturar nenhuma das criaturas do rio.
As redes usadas pelos membros da confraria se prestavam para pescar tudo o que existia no mundo? Não. Há muita coisa no mundo, muita coisa mesmo, que as redes dos membros da confraria não conseguem pegar. São criaturas mais leves, que exigem redes de outro tipo, mais sutis, mais delicadas. E, no entanto, são absolutamente reais. Só que não nadam no rio.
PARACER:
Para se ser um bom filosofa é preciso ser seco, claro e sem ilusões. Uma sabedoria de vida tinha de ser calada: não era cientifica. As inquisições de hoje, não é mais a igreja que faz.
CAPITULO (II)
CITAÇÕES:
A analogia nos permite caminhar do conhecido para o desconhecido.
Por vezes essa versatilidade do estomago e submetida a restrições. Alguns, por doença, deixam de comer torresmo e comida gordurosos. Outro, por pobreza, acostuma-se a uma dieta de batatas, como na famosa tela van Gogh. Outros, ainda, por religiões, adotam um cardápio vegetariano.
PARACER:
A mente