Vamos aprender
Esta pasta tem como objetivo abordar de uma maneira geral o nosso entendimento sobre o atletismo, vamos aprender a partir de agora sua história, conceito e quais os tipos de corridas que constituem o atletismo, suas técnicas e fases. Também veremos algumas às atividades práticas desenvolvidas em aula.
O que é o Atletismo
O Atletismo é um conjunto de modalidades constituído por corridas, lançamentos e saltos. De modo geral o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas corridas de longa distância, praticadas em vias publicas ou no campo, como a maratona. É considerado esporte base para todas as características físicas que o homem tem, porque não se limita apenas a resistência física, mas também integra essa resistência a habilidade que o competidor cria para si.
Pista de atletismo
A pista de atletismo normalmente contém 8 raias, cada uma com 1 metro e 22 centímetros que são os caminhos pelos quais os atletas devem correr. Deste modo, a largura da pista é de no mínimo 10 metros, com algum espaço além das raias interna e externa. Uma pista oficial de atletismo é constituída de duas retas e duas curvas, possuindo raias concêntricas; tem o comprimento de 400 metros na raia interna (mais próxima ao centro). A raia mais externa é mais longa, possuindo 449 metros.
1
História do Atletismo
Muitas evidências apontam que o atletismo começou na Grécia Antiga, porém sua origem ainda não é bem clara. Por volta de 3.000 a.c as cvilizações do egito e mesopotâmia ja praticavam atividades atleticas. Destacavam - se entre as modalidades mais praticadas, lutas, acrobatismo, arco e flecha, jogos de bola e competições com cavalos, sendo estes bem restritos as classes dominantes. Na Grécia Pré - Classica no ano de ( 2.100 a.c - 1.100 a.c ), descobriu -se que os Minuanos, povo da Ilha de Creta praticavam ginática. Nas praticas dos Minuanos incluíam-se saltos sobre touros vivos, boxe,lutas e acrobacias.Os Micênicos ( 1.600 a.c - 1.000 a.c ), adotaram