Valvulopatias
Valvulopatia
A valvulopatia é uma doença na qual uma ou mais válvulas cardíacas não funcionam apropriadamente. O coração tem quatro válvulas: tricúspide, pulmonar, mitral e aórtica. Essas válvulas têm abas que abrem a fecham em cada batimento cardíaco. Essas abas fazem com que o sangue flua na direção correta através das quatro câmaras cardíacas e para o resto do corpo.
Defeitos de nascença, alterações relacionadas à idade, infecções e outras condições podem fazer com que uma ou mais válvulas cardíacas não abram totalmente, ou deixem o sangue vazar de volta para as câmaras cardíacas. Isso pode fazer o coração trabalhar mais pesadamente e afetar sua capacidade de bombear sangue
Problemas nas válvulas cardíacas
As válvulas cardíacas têm basicamente três tipos de problemas: regurgitação, estenose e atresia.
Regurgitação, ou fluxo de volta, ocorre quando a válvula não fecha totalmente. O sangue então vaza de volta para as câmaras ao invés de fluir adiante pelo coração ou para uma artéria. Geralmente isso ocorre em decorrência de prolapso, que é quando as abas da válvula abaúlam de volta para dentro de uma câmara superior durante o batimento cardíaco. Prolapso afeta principalmente a válvula mitral.
A valvulopatia estenose ocorre quando as abas de uma válvula engrossam, endurecem ou se fundem. Isso impede que a válvula cardíaca abra completamente. Como resultado, sangue suficiente não flui através da válvula. Algumas válvulas podem ter tanto problema de estenose quanto regurgitação.
Atresia ocorre quando a válvula cardíaca não possui abertura para a passagem do sangue.
A pessoa pode tanto nascer com uma valvulopatia, como a adquirir durante a vida. A doença de válvula cardíaca que se desenvolve antes do nascimento é chamada congênita. Valvulopatias congênitas podem ocorrer sozinhas ou em conjunto com outros defeitos cardíacos congênitos. As valvulopatias congênitas geralmente envolvem as válvulas pulmonar ou aórtica, que não se formam