VALVULAS INDUSTRAIS
Profa. Karla Silva
Ago/2010
Válvulas
São os acessórios mais importantes nas tubulações, sem os quais estas seriam praticamente inúteis.
Destinam-se a estabelecer, controlar e interromper o escoamento. Em qualquer instalação deve-se usar o menor número de válvulas possível, porque são peças caras, sujeitas a vazamentos e que introduzem perdas de carga (que podem ser elevadas).
Classificação das Válvulas
Construção das Válvulas
Meios de Operação das Válvulas
1.Válvulas de bloqueio
São as válvulas que destinam-se a estabelecer ou interromper o fluxo e devem funcionar completamente abertas ou completamente fechadas.
1.1.Válvulas gaveta
É a válvula de uso mais generalizado, mas que com a aparição de válvulas mais leves e mais baratas (esfera e borboleta, principalmente), seu uso é cada vez menor. Não aparecem entre as válvulas sanitárias. O fechamento nessas válvulas é feito pelo movimento de uma peça denominada gaveta, que se desloca paralelamente ao orifício da válvula.
Quando estão totalmente abertas, a trajetória de circulação do fluido fica reta e desimpedida, havendo pouca perda de carga.
Quando estão parcialmente abertas causam perdas de carga muito elevadas, cavitação e violenta corrosão e erosão.
a)
Figura.Válvulas gaveta.
b)
a) Pequena com castelo rosqueado.
b) Grande com castelo parafusado.
Variantes das Válvulas gaveta
1.2.Válvulas (de) Macho
Não é sanitária.
São aplicadas nos serviços de bloqueio de gases (em qualquer diâmetro, temperatura ou pressão) e, também, no bloqueio rápido de água, vapor e líquidos em geral, inclusive com sólidos em suspensão (pequenos diâmetros e baixas pressões).
Figura. Válvula macho.
Uma das vantagens da válvula macho sobre a válvula gaveta é o menor espaço ocupado.
O fechamento dessas válvulas se faz pela rotação de uma peça (macho), na qual há um orifício, no interior do corpo da válvula. Quando o macho gira, o furo se alinha à