Valores: o bem, o mal, a natureza, a cultura, a vida.
• “Quanta agressividade será necessária, quanta destruição, para que esse nosso tipo de sociedade, de sistema econômico-demográfico mundial encontre o seu novo ponto de equilíbrio?” (essa é a questão central que dá introdução ao texto)
• “E de onde surgirão as forças culturais que, por fim, realizarão a mudança?” ( essa parte do texto é onde fala como a cultura influencia os valores, como artistas como Elvis e os Beatles conseguiram influenciar gerações revolucionando os valores que existiam até aquela época página 151)
• “Mas em um mundo que produz muito e consome muito, será que não há espaço e lógica para o retorno daqueles que têm necessidade de pouco e daqueles que vivem de pouco?” ( A resposta dessa pergunta é onde vamos citar os exemplo ligado a realidade que são os mendigos, que antes eram considerados pessoas sábias e hoje são vistos como vagabundos, páginas 152 e 153)
• “Tudo se torna humano e moderno, atual; tudo nos fala do hoje. E o que acontecerá nos decênios, nos séculos futuros? Que efeito trará esse confinamento ao “AGORA”, ao “TODOS JUNTOS AQUI AGORA” ?” ( essa questão fala da necessidade atualmente dos jovens recorrerem as drogas para chegarem a estados psíquicos sem esforço algum, página 154)
• “... uma fuga pelo sonho, pelo imaginário, não poderia ser um instrumento para enriquecer e intensificar a vida, para conservar em nós mesmos certas tendências e qualidades do passado, sem colocar em risco o mundo, a natureza? Simulo voar e não vôo, simulo construir e não construo. E a humanidade não terá mesmo necessidade disso amanhã, pelo menos por um período de tempo? (a resposta dessa questão será a conclusão do texto, página