Mamífero metafísico
O pré–homem: No início o homem era apenas mais um animal lutando pela sobrevivência, vivendo uma pré-existência, onde o que importa é o presente. Um ser frágil e sem consciência. Para superar suas fraquezas tem o cérebro e o começo da consciência, passando para uma era de existência, olha o mundo além do presente. Descobre o mundo e assim pode aumentar suas possibilidades de vida. Isto o faz diferente dos outros animais, alcançando a condição de homem. Esse processo foi lento e passou-se milhões de anos, ates do homem se capaz de explorar os recursos de um cérebro estruturado e usar sua consciência para o conhecimento do universo a sua volta. O que era necessário era através do conhecimento da natureza alargar as possibilidades de sobre-vivência.
O homem / O homem natural: A aprendizagem é o instrumento para usufruir da natureza e a evolução do homem. Ele ainda não tinha reflexão sobre as coisas, mas observaçãoo e uso imediato para seu bem estar. Ele era a natureza e ela o seu mundo. A primeira decisão é a de entender a natureza para melhorar sua subsistência e qualidade de vida. Os homens coletores-catadores viviam em bandos, andavam muito, sendo nômades. Havia certa divisão do trabalho, compartilhando o habitat.
O homem pré-social: O homem pré-social aparece após a descoberta do fogo, vivendo em grupos com interesses comuns. Tornam-se mais fortes, se