Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno
Gestão Financeira
Curso: Negócios Internacionais
Universidade FUMEC
_________________________________________________________
Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno
Duas formas de falar sobre como escolher o melhor investimento
Belo Horizonte, 12 de março de 2014
Para tentar entender sobre TIR e VPL, busquei compreender as formas como esses fatores são explicados por duas frentes diferentes. Instituições financeiras (bancos, escritórios e consultorias) e instituições acadêmicas. A pesquisa focou sites de instituições financeiras privadas, bem como vídeos de professores e profissionais da área financeira.
Em ambos, a forma de explicar os dois fatores difere na explanação dos conceitos e cálculos. Enquanto as instituições financeiras procuram ser mais formais, buscando detalhar e ressaltar o aspecto empresarial de cada fator, os professores buscam uma metodologia mais simples, mostrando detalhadamente como fazer o cálculo e como ele pode ser usado no dia a dia de um profissional em Administração.
Em suas vídeo-aulas, alguns professores ressaltam o papel do administrador, que é fazer com que sua empresa crie valor para seus acionistas. Assim, mostram como ocalculo da TIR de um investimento pode indicar se umprojeto vai ou não valorizar a empresa e se podemos decidir fazer, ou não um determinado investimento.
Como não poderia deixar de ser, de forma bem simples e didática, os vídeos da maioria dos professores, mostram como um projeto começa a ser financeiramente atrativo se o Valor Presente Líquido for positivo, ou de forma equivalente, se a Taxa Interna de Retorno for superior à taxa de rendimento de um investimento de baixo risco.
Alguns, como o do Prof. Kenneth Correa, são bem fáceis de se compreender, principalmente quando é mostrado um exemplo para determinar o critério para a decisão de investimento com base na TIR. Que