VA Nocoes de Atividades Atuariais Aula 05 Revisao
Revisão de Conteúdo.
Para Início de Conversa
Seguro
É um plano ou dispositivo social que combina os riscos de indivíduos de um grupo, utilizando fundos contribuídos pelos membros desse grupo para pagar pelas perdas.
Características
Aleatório: o seguro depende de evento futuro e incerto.
Bilateral: há obrigações para as duas partes
Gera
obrigação à seguradora em indenizar desde que o segurado pague o prêmio.
Prêmio comercial
Prêmio efetivamente cobrado dos segurados.
Prêmio puro mais carregamento para despesas de aquisição, de gestão e remuneração do capital empregado pela companhia seguradora.
É o prêmio líquido ou tarifário. Prêmio Bruto
É o prêmio comercial acrescido dos encargos e impostos, sendo esse o prêmio que efetivamente será pago pelo segurado.
Risco
É o evento incerto ou de data incerta que independe da vontade das partes contratantes e contra o qual é feito o seguro, podendo ser entendido como a expectativa de sinistro.
Pode
ser puro ou especulativo, fundamental ou particular.
Apólice
Instrumento do contrato de seguro pelo qual o segurado repassa à seguradora a responsabilidade sobre os riscos, estabelecidos na própria apólice, que pode advir.
Sinistro
Ocorrência do acontecimento previsto no contrato de seguro e que legalmente obriga a seguradora a indenizar.
Indenização
É a contraprestação do segurador ao segurado que devido à efetivação do risco venha a sofrer prejuízos de natureza econômica, fazendo jus ao pagamento feito pela seguradora, previsto no contrato. Importância Segurada
É o limite máximo de responsabilidade (LMR) da seguradora que, no máximo, é o valor da coisa segurada ou limite máximo de indenização (LMI) ou limite máximo de garantia (LMG).
Cosseguro
Operação que consiste na repartição de um mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradoras, podendo ser emitidas tantas apólices quantas forem as seguradoras ou uma única apólice, por uma das seguradoras, que seria a