Utilização do paquímetro
1.1 Objetivos
• Entender o funcionamento e o funcionamento do aparelho.
• Utilizar a teoria dos erros, para apresentar as medidas e o calculo dos volumes em função das medidas efetuadas.
• Determinar a média das medidas efetuadas, o erro absoluto aparente, erro percentual, desvio médio, erro médio quadrático, erro provável, erro tolerável e possível intervalo em que se encontra a grandeza.
1.2 Materiais utilizados
• Dois paquímetros
• Cubo de plástico
• Esfera de plástico
• Cilindro de plástico
1.3 Funcionamento do paquímetro
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consiste em uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
O paquímetro é usado quando a quantidade de peças que se quer medir é pequena. Os instrumentos mais utilizados apresentam uma resolução de:
0,05 mm, 0,02 mm, 1"/28 ou .001"
O material empregado na construção de paquímetros é usualmente o aço com coeficiente de dilatação linear a = 11,5 mm/m. K, de forma que o mesmo tenha comportamento térmico equivalente à maioria das peças.
As superfícies dos bicos situadas frente a frente destinam-se às medições externas. Para medições internas, os extremos dos bicos são rebaixados, com superfícies externas cilíndricas. Ao usarem-se estas superfícies de medição, deve-se adicionar à indicação a espessura dos ressaltos dos bicos que é, geralmente, um valor arredondado (10 ou 20 mm). Importante é realizar a calibração desta distância periodicamente a fim de determinar o seu valor efetivo e fazer a correção do erro durante o processo de medição.
Nos paquímetros universais os bicos para medições internas são prolongados para cima e apresentam a forma de gumes, o que permite medir dimensões menores do que aquele valor arredondado.Paquímetros pequenos podem ter, na parte traseira, uma lingueta que se move junto com o cursor e serve para medir