UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE ANÁLISE ERGONÔMICA EM CENTRO DE BELEZA NA CIDADE DE PAULO AFONSO-BA
Ayla Dandara Gomes da Silva
João Carlos Siqueira Maia
RESUMO
Com a evolução do trabalho, a preocupação com a Ergonomia cresceu na mesma proporção. Entretanto, alguns postos de trabalho e o próprio trabalhador continuam ergonomicamente inadequados. Ente artigo explana a análise de um centro de beleza, pois este é um dos campos de trabalho e negócio que mais crescem no Brasil. Para isto, foram utilizadas ferramentas no software Ergolândia, com o objetivo de apontar o erro ergonômico e uma possível correção, evitando um problema futuro.
PALAVRAS CHAVES: Ergonomia, ergolândia, centro de beleza, postura.
ABSTRACT
The working has evolved each year more, and the Ergonomics has evolved the same way. However, some works and workers have continued ergonomically incorrect. This article will explain the analysis of a beauty center because it is one of business that has grown in Brazil. For this, were used some tools of software called Ergolândia. It was done with aim of showing the ergonomics mistakes and possible solutions for this problem.
KEY WORDS: Ergonomic, ergolândia, beauty center, posture.
INTRODUÇÃO
Com o passar do tempo, a Ergonomia cresceu juntamente com o a evolução do trabalho humano. Isto tem acontecido pela preocupação das companhias em evitar acidentes e fadigas dos seus colaboradores, visando desta maneira, uma melhor eficiência para a empresa, sem acarretar gastos futuros com a saúde dos funcionários. Em outras palavras, a Ergonomia nada mais é que uma medida preventiva, de acidentes trabalhistas com o intuito de uma produção eficiente.
Para um bom plano ergonômico, a empresa deve atentar para as três áreas seguintes: Ergonomia Física, relacionada a postura do trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesquelético relacionados ao trabalho, posto de trabalho, segurança e saúde do trabalhador); Ergonomia Cognitiva,