Utilização de drones e logística brasileira
Por Amanda Lima
Estudo de caso
Objetivo: Analisar possíveis vantagens de introdução de dirigíveis, incluindo drones (ou VANTS) na matriz logística brasileira.
B) Vantagens: Nos dias atuais, ao pensar em inovações na área de logística, a utilização de drones está em primeiro lugar. Equipamento que também é conhecido como VANTS – Veículo Aéreo não tripulado ou VART – Veículo Aéreo remotamente tripulado, está ganhando destaque no mercado nos últimos anos.
Apesar de não ser uma criação recente e já ser utilizada para determinadas necessidades, como na área militar e de espionagem, imagens, segurança, por exemplo.
Há uma grande expectativa proveniente da aplicação como uma nova forma de transporte de cargas, pois figura uma solução para inúmeros problemas logísticos.
Dentre as muitas dificuldades no transporte estão: infraestrutura, prazo, custo, acesso a regiões hostis e segurança. Os quais podem ser solucionados pela utilização de drones, visto que o transporte aéreo é bem mais rápido, não demanda muita infraestrutura, custa menos e o risco de acidentes, assaltos são remotos.
Porém ainda existem questões a serem definidas, como por exemplo, regras de tráfego aéreo, segurança e energia. Por estas e outras razões a utilização desta tecnologia ainda é restrita.
Algumas empresas DHL estão realizando testes em determinadas partes da Europa com a movimentação de remédios para locais de difícil acesso para a entrega convencional.
A amazona nos EUA e a Google na Austrália também fazem seus experimentos de entregas de compras pela internet. E ainda existem notícias de que o Facebook planeja utilizar drones para distribuir a internet pelo mundo. Em geral os drones tendem a se popularizar e continuarem sendo soluções alternativas interessantes para muitas atividades e será de grande vantagem para a logística nacional.
Referências Bibliográficas: http://cargobr.com/blog/drones/ http://www.profissionaldeecommerce.com.br/tag/logistica-2/