UTILIZAÇÃO DA ELETROCINÉTICA PARA A DESCONTAMINAÇÃO DE CHUMBO DOS SOLOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS
UTILIZAÇÃO DA ELETROCINÉTICA PARA A DESCONTAMINAÇÃO DE CHUMBO DOS SOLOS E RESÍDUOS INDUSTRIAIS
Daniela Teles; Gabriel Duarte; Julia Gabriela; Mariele Martins; Monike Costa.
A obtenção de novas formas para a remoção de poluentes no solo e no ar nos despertou certo interesse, nos levando a pesquisar sobre o assunto. A remediação eletrocinética tem se mostrado muito eficaz na remoção dos metais pesados, em que escolhemos o chumbo, por ser cancerígeno e causador de diversas doenças, principalmente em crianças.
A remediação eletrocinética, também conhecida como processamento eletrocinético do solo, eletromigração, descontaminação eletrocinética, ou eletrocorreção, pode ser usada para extrair metais pesados e alguns tipos de resíduos orgânicos de solos e sedimentos (ACAR, et al., 1995, p.117).
A amostra analisada é um solo contaminado por petróleo, este que está presente diariamente na nossa vida em suas diversas formas e derivados, causando grande preocupação nas empresas do ramo. Esta técnica baseia-se na aplicação de uma corrente direta de baixa intensidade, ou de um potencial através do solo entre dois ou mais eletrodos. O processo pode ser realizado por quatro maneiras distintas, sendo essas: eletromigração, eletro-osmose, eletroforese e eletrólise. A variação do pH nos eletrodos resulta da eletrólise da água., em que a solução torna-se ácida no ânodo porque os íons hidrogênio são produzidos e o gás oxigênio é liberado (pH abaixo de 2). No cátodo a solução torna se básica, onde os íons hidróxido são gerados e o gás hidrogênio é liberado (pH acima de 12) em ambos os casos depende da corrente total aplicada (ACAR et al., 1997).
A movimentação da frente acida faz com que o solo seja descontaminado, lembrando que antes da remedição eletrocinética, deve ser feito testes para a verificação do solo. Para a realização experimental, foi montado um reator cilíndrico para remediação eletrocinética e os metais utilizados para o teste