Utiliza O Da Garrafa PET Na Constru O Civil
Em geral utiliza-se todo tipo de garrafas plásticas, o único segredo é ter a quantidade suficiente para terminar a obra. Podem ser usadas diferentes garrafas em uma obra, mas não devem ser misturadas na mesma parede.
A temperatura em uma casa feita com garrafas PET pode-se dizer que é um desenho bioclimático, o que significa que quando estiver frio lá fora, dentro será quente e vice-versa.
O custo para construir uma casa com garrafas PET em relação à construção convencional é cerca de 30% a 50 % menor, com respeito ao preço da construção tradicional, dependendo do tipo de obra que estamos construindo.
A fundação e a alvenaria são feitas de modo convencional, ou seja, a fundação, os pilares, e as vigas são feitas de concreto armado.
Na construção da parede as garrafas podem ser coladas com a mistura solo-cimento ou amarradas utilizando sisal ou fios de nylon normalmente utilizado na agricultura. Deve-se amarrar cada garrafa entre si como se fosse uma rede tanto nos gargalos quanto na base da garrafa. A base é entrelaçada dando uma volta com o laço quando a colocamos. Nos gargalos, igualmente, damos uma volta de modo a entrelaçar umas com as outras em uma forma losangular.
A proporção da mistura das paredes varia bastante. Há a opção de uma mistura de solo-cimento, ou seja, 10% da quantidade total da massa é composta por cimento, os outros 90% são constituída por terra. Outra alternativa, é uma mistura de terra com calcário/barro muito similar a argila. A proporção é de 1:6:1 (1 de cimento, 6 de argila e uma de cal). Esta mistura com o cal e cimento serve para evitar problemas em épocas de chuva.
As garrafas são preenchidas por um funil que pode ser feito com o gargalo de uma garrafa menor. Basta enchê-las com a mistura solo-cimento. O importante é que quanto mais seco é o material, mas fácil se enchem as garrafas.
O sistema hidráulico pode ser feito de duas maneiras:
Interno: Passam-se os canos entre os gargalos