Utiliza O Da Ferramente BI
1
PROBLEMÁTICA E OBJETIVO
1.1
RELEVÂNCIA DA PESQUISA
Hoje em dia nas empresas, um dos grandes desafios dos indivíduos que gerenciam quaisquer processos, é a análise dos fatos relacionados a seu dever.
Esta análise deve ser feita de modo que, com as ferramentas e dados disponíveis, o responsável pelo planejamento estratégico possa detectar tendências e tomar decisões eficientes e no tempo correto. Ele precisa conhecer profundamente as informações relevantes da própria empresa, concorrência e mercado. Não há condições de tomar decisões e criar estratégias sem conhecer sua empresa, e principalmente o seu mercado.
Certamente se agir sem o respaldo do
conhecimento, poderá ocorrer falhas nas informações e resultados. Com esta necessidade surge então o Business Intelligence (BI), afirma Turban, Rainer e Potter
(2003).
Segundo Barbieri (2001), o universo empresarial hoje padece de um mal clássico. Possui uma montanha de dados, mas enfrenta grande dificuldade na extração de informações a partir dela. Essa crescente quantidade de informações dificulta o processo de tomada de decisão, na medida em que a alta e média gerência precisa de objetivos rápidos e eficientes para resolver problemas. Ocorre que a empresas têm concentrado um grande volume de informações de seus clientes, por exemplo, mas ainda não são capazes de compilarem tais informações a fim de criarem um acesso rápido, confiável e dinâmico.
Os sistemas legados e os emergentes, como o Enterprise Resource
Planning (ERP) ou Planejamento de Recursos Empresariais traduzido para o português, são sistemas de informação transacionais, cuja função é armazenar, processar e organizar as informações geradas nos processos organizacionais, estabelecendo relação de informação entre todas as áreas de uma companhia, sejam elas, contas a pagar, contabilidade, recursos humanos, entre outros, diz
Robbins (2000).
15
As informações ficam armazenadas e compiladas, de modo que todos os departamentos possam compartilhá-las. O