Utilidades do WMS
CURSO SUPERIOR DE LOGÍSTICA
JONATAN ARAUJO FERNANDES
WMS - WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM
Porto Alegre
2013
WMS – O QUE É?
WMS é a sigla para Warehouse Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português. WMS é uma parte muito importante da cadeia de suprimentos, e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática e cross-docking para maximizar o uso do espaço nos armazéns. Lida, com o gerenciamento de armazéns através de sistemas informatizados.
O WMS também dirige e otimiza a disposição de "put-away" ou colocação no armazém, baseado em informações de tempo real sobre o status do uso de prateleiras.
WMS operacional significa que a empresa depende menos da experiência das pessoas, uma vez que o sistema tem inteligência para operar o sistema. Em suma, é um sistema de gestão por software que melhora as operações do armazém através do eficiente gerenciamento de informações e conclusão de tarefas. O WMS torna mais eficiente as operações de gerenciamento de armazéns em forma de planejamento de mão-de-obra, planejamento de nível de estoques, utilização de espaços e rotina de expedição.
Figura
COMO FUNCIONA:
Atualmente, as empresas tentam administrar os seus estoques de forma que não gerem muitos custos para elas. Como guardar e gerenciar as matérias-primas e os próprios produtos acabados de uma forma que não gere prejuízos para as empresas?
Os sistemas WMS utilizam tecnologias de Auto ID Data Capture, como código de barras, dispositivos móveis e redes locais sem fio para monitorar eficientemente o fluxo de produtos. Após todos os dados serem coletados, a WMS faz uma sincronização através de uma base de dados centralizada, que pode ser por processamento de todo um lote, como por transmissão em tempo real através de redes sem fio. Esse banco de dados pode ser utilizado