Utilidade
DEPARTAMENTO DE CIENCIAS SOCIAIS E HUMANAS
ANO ACAD.: 1º ANO \ 2012 CURSO: GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO
Nº MATRICULA: 1213222082 DE EMPRESAS
DOCENTE: FRANCISCO BIZERRA
DISCENTE: JOSÉ ANTÓNIO MATEUS
I. INTRODUÇÃO
II. DESENVOLVIMENTO
II.1 - OPORTUNIDADES DE ANGOLA
II.2 - ANALISE SWOT FINANCEIRO DO MERCADO ANGOLANO
II.3 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
II. 4 - MODELO DE 5 FORÇAS DE MICHAEL PORTER
III. CONCLUSÃO
IV. DADOBIBLIOGRAFIA
Análise S.W.O.T. Financeiro do Mercado Angolano
I – INTRODUÇÃO
A Análise S.W.O.T. (ou análise F.O.F.A. em português) é uma ferramenta estrutural utilizada na análise do ambiente interno, para a formulação de estratégias. Permite-se identificar as Forças e Fraquezas da empresa, extrapolando então Oportunidades e Ameaças externas para a mesma.
De acordo com VALUE BASED MANAGEMENT (2007), Forças e Fraquezas (Strenghts e Weakness, S e W) são factores internos de criação (ou destruição) de valor, como: activos, habilidades ou recursos que uma companhia tem à sua disposição, em relação aos seus competidores.
Já as Oportunidades e Ameaças (Opportunities e Threats, O e T) são factores externos de criação (ou destruição) de valor, os quais a empresa não pode controlar, mas que emergem ou da dinâmica competitiva do mercado em questão, ou de factores demográficos, económicos, políticos, tecnológicos, sociais ou legais.
Uma organização deve tentar se adaptar ao seu ambiente externo. A análise S.W.O.T. é uma ferramenta excelente para analisar as forças e fraquezas internas de uma organização, e as oportunidades e ameaças externas que surgem como consequência. (VALUE BASED MANAGEMENT, 2007)
O modelo da análise S.W.O.T. normalmente é realizado usando um diagrama conforme abaixo, o que facilita a visualização sistémica (visão do todo, e da interacção entre as partes),