utf 8 Gen tica da C rie
Introdução
Cárie é uma doença multifatorial , que envolve várias condições predisponentes , algumas das quais ainda são desconhecidas . Há centenas de hipótese para explicar a origem e patogênese da cárie dentária . O que é certo é que a patologia é devido tanto a fatores externos quanto a fatores internos , na presença de uma predisposição genética particular.
Os fatores genéticos pesam sobre o surgimento da cárie dentária :
Algumas pessoas , de fato, parecem extremamente resistentes a processos cariogênicos , ao contrário de outras que se revelaram extremamente sujeito à patologia. De qualquer forma, fatores sociais também interferem no processo cariogênico, tais como hábitos pouco saudáveis , o consumo excessivo de açúcar ou de má higiene oral.
O que é cárie?
As cáries dentárias são orifícios que são causados pela decomposição gerada pela ação das bactérias na boca. A parte exterior do dente está coberta por uma camada dura de esmalte, cuja função é proteger os dentes de qualquer agressão externa. Quando esta camada desaparece progressivamente, deixa de proteger a dentição e permite aos germes presentes na boca atacarem os dentes. O interior é macio e contém nervos e vasos sanguíneos. As cáries são produzidas quando a decomposição atravessa o esmalte e chega à cavidade interior do dente. Sente-se dor extrema quando a decomposição atinge o nervo.
As cáries não são perigosas quando tratadas corretamente.
O que causa a cárie?
As bactérias estão presentes normalmente na boca. Elas transformam todos os alimentos, especialmente açúcar e amido, em ácidos. As bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam na boca e formam uma substância pegajosa chamada placa, que adere ao dente.
A placa começa a se acumular nos dentes dentro de 20 minutos após comer (o período em que a maior parte da atividade bacteriana acontece). Se a placa não for removida de forma cuidadosa e rotineira, as cáries não só aparecem, como se