Aula 1
Noções Básicas de Geologia Econômica
Introdução
2
O que é pesquisa mineral?
Na legislação:
Art. 14 Entende-se por pesquisa mineral a execução dos trabalhos necessários à definição da jazida, sua avaliação e a determinação da exequibilidade do seu aproveitamento econômico.
§ 1º A pesquisa mineral compreende, entre outros, os seguintes trabalhos de campo e de laboratório: levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala conveniente, estudos dos afloramentos e suas correlações, levantamentos geofísicos e geoquímicos; aberturas de escavações visitáveis e execução de sondagens no corpo mineral; amostragens sistemáticas; análises físicas e químicas das amostras e dos testemunhos de sondagens; e ensaios de beneficiamento dos minérios ou das substâncias minerais úteis, para obtenção de concentrados de acordo com as especificações do mercado ou aproveitamento industrial.
3
Sendo assim, a pesquisa mineral é um conjunto de conhecimentos, técnicas e ferramentas utilizadas para a descoberta e estudo de minerais.
Tratando da execução dos trabalhos necessários à definição da jazida mineral, sua avaliação e a determinação da exequibilidade do seu aproveitamento econômico.
Figura 1. Equipe de Pesquisa Mineral (Fonte: Google Imagens)
4
A Prospecção e Pesquisa Mineral tratam da execução dos trabalhos necessários à definição da jazida mineral, sua avaliação e a determinação da exequibilidade do seu aproveitamento econômico. Alguns autores diferenciam exploração e prospecção, sendo o objetivo da Prospecção o reconhecimento geral de um Depósito Mineral, enquanto a Exploração é o reconhecimento detalhado do Depósito Mineral.
A Pesquisa e a Prospecção Mineral são, na realidade, as primeiras fases da Mineração. Segundo os economistas a Mineração é um dos setores de maior risco de retorno do capital empregado. Esse risco varia em função do estágio em que se encontra o projeto de Mineração que consta de planejamento, compilação de dados e