Uso do Slack line na Educação Física
Introdução
Muitas pessoas ainda não ouviram falar, e as que já ouviram, em sua maioria não conhecem, uma proposta que hoje vem sendo utilizada com alunos, que é a vivência de atividades radicais.
Segundo a ABNT
O conceito de Turismo de Aventura fundamenta-se em aspectos que se referem à atividade turística e ao território em relação à motivação do turista, pressupondo o respeito nas relações institucionais, de mercado, entre os turistas e com o ambiente. (ABNT, p.14. 2010)
Para possibilitar uma vivência diferente e divertida, vamos apresentar aos alunos uma modalidade que surgiu do montanhismo, o Slackline, que era usado somente pelos montanhistas para realizarem passagens de um lugar para o outro.
O Slackline é uma modalidade que consiste em se equilibrar em uma fita de nylon, com cerca de 5 cm de largura, fixada em duas bases (podendo ser árvores ou vigas) a uma certa altura do chão (dependendo da habilidade do praticante).
O Slackline iniciou-se em meados dos anos 80 nos campos de escalada do Vale de Yosemite, EUA. Os escaladores passavam semanas acampando em busca de novas vias de escalada e nos tempos vagos esticavam as suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrar e caminhar. O Slackline, também conhecido como corda bamba, significa “linha folgada” e pode ser comparado ao cabo de aço usado por artistas circenses, porém sua flexibilidade permite criar saltos e manobras inusitadas. (GIBBON)
Deste modo, além de o Slackline possibilitar o desenvolvimento e aprimoramento do equilíbrio, também é um grande aliado para trabalhar a concentração.
Objetivos
Objetivo Geral
Desenvolver e aprimorar o equilíbrio de crianças participantes de um grupo de atividades.
2.2. Objetivos Específicos
- Estimular o equilíbrio de forma lúdica;
- Vivenciar os diferentes níveis e formas do se equilibrar;
- Aprimorar o equilíbrio.
Justificativa
Sabemos que é