Uso de QR Code e Realidade Aumentada como suporte a visitação de museu
Uellisson Lopes da Silva, Robson Ferreira Braga, Daniel Scherer
Departamento de Computação – Universidade Estadual da Paraiba (UEPB)
Campina Grande – PB – Brazil
{uellissonlopes, robson.f16, daniel.scherer}@gmail.com
Abstract. This article presents a application developing proposal in augmented reality and in QR code, to support the visitation of a arts museum.
The applications will allow Museum visitors will be able to access additional information about works on exposition, from a webcam and a computer monitor or with a mobile device.
Resumo. Este artigo apresenta a proposta de desenvolvimento de duas aplicações, uma usando Realidade Aumentada e outra QR code, para apoiarem a visitação de um museu de artes. Os aplicativos permitirão aos visitantes do museu, acessarem informações adicionais das obras de artes, no primeiro aplicativo, a partir de uma webcam e um monitor de computador que serão disponibilizados no local e no segundo com um celular ou tablet.
1. Introdução
A tecnologia esta cada dia mais presente na vida social das pessoas, de modo que ela está inserida em várias áreas tradicionais, como: educação, esporte, saúde, mercado financeiro, etc. Assim como essas áreas, a cultura não ficou de fora dos avanços tecnológicos. Nesse sentido temos como exemplo claro, o surgimento de vários museus virtuais, os quais podem ser visitados remotamente, por meio de um computador conectado a internet. Além do mundo virtual, também podemos citar várias experiências com tecnologia em museus reais, geralmente envolvendo recursos multimídia (áudio, vídeo e imagem), usados para apoio a visitação deste museus.
Considerando que os museus possuem diversas obras de arte, tais como quadros, esculturas e instalações artísticas, que lá estão para serem preservados em ambiente controlado e possibilitar ao público a oportunidade de observá-los; levando-se em conta ainda que um dos