Uso de alccol entre estudantes de medicina
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Faculdade de Medicina
RPG – PSIMED – 4º Período
Relatório: Consumo de álcool e suas implicações.
Nome: Leonilson Serrão Araújo Filho
São Luís – MA
2015
1. Temas
Alterações do álcool no organismo, representação social do uso do álcool, tratamento da dependência.
2. Análise Crítica
Com o intuito de elucidar e aprimorar o conhecimento a respeito da difusão do etilismo fora realizado uma simulação de debate entre alunos do curso de medicina do 4º período, orientada por uma das professoras da disciplina de psicologia médica, acerca das alterações do álcool no organismo, classificação do usuário de álcool, fases do tratamento, dentre outros assuntos correlacionados. Aliado ao debate foi solicitado o presente relatório com o objetivo de consolidar os assuntos abordados nas reuniões de pequenos grupos.
Estudos recentes vêm demostrando o aumento vestigial da frequência e da quantidade de álcool consumidos majoritariamente por adolescentes, principalmente entre aqueles indivíduos que adentram os mais diversos meios acadêmicos. Podemos elencar inúmeros fatores que desencadeiam uma crescente no consumo etílico, mas uma conjugação de dois fatores sobressai à análise aguçada dos artigos: a necessidade de inserção social aliada à ausência de estrutura familiar.
Todos sabem que o indivíduo a todo tempo está buscando seus semelhantes para realizar as mais diversas atividades cotidianas. Inexoravelmente não podemos excluir aquela parcela que está buscando inserção durante sua fase de consolidação de identidade. Como existe uma cultura muito forte ao consumo do álcool, associando este ato a um ganho de maturidade, costumeiramente observamos indivíduos que passam a desenvolver etilismo por indução social, como um mecanismo de consolidação da sua presença em