Uso da radiação na saúde
USO DAS RADIAÇÃOS NA SAÚDE
Autores: RA: Laerte Bruno dos Santos 14981 Daniele Roberta dos santos 14992 Claudete Dias de Freitas 14831 Eluana Ribeiro Moreira 14991 Miriam E. F. Pinheiro 14936 Joseane 14
Itapeva – São Paulo – Brasil
INTRODUÇÃO:
A radiação é um termo da área da física e significa a propagação de energia de um ponto a outro no espaço ou em um meio material, com certa velocidade. Os elementos condutores de energia determinam as formas de radiação eletromagnética ou corpuscular.
A radiação eletromagnética se caracteriza pela oscilação entre um campo elétrico e um campo magnético e está classificada de acordo com a freqüência de ondas, sendo as mais conhecidas: ondas hertzianas (de rádio ou TV), microondas, radiação infravermelha, ultravioleta, raios X e raios gama.
A radiação corpuscular é constituída por partículas subatômicas, sendo os tipos mais conhecidos: elétrons, prótons, nêutrons, dêuterons e partículas alfa e beta. Existem quatro tipos de radiação: alfa, beta e gama e X.
A radiação é produzida de forma natural ou artificial. Na natureza, a radiação ultravioleta (raios UV) e a infravermelha são aquelas produzidas por corpos que apresentam calor, sendo o Sol a principal fonte. A radiação ultravioleta também pode ser obtida artificialmente através de lâmpadas fluorescentes ou câmaras de bronzeamento