Uso da biomassa
Biomassa
Armação dos Búzios - 2011
Colégio Municipal Paulo Freire
Biomassa
Iª Expo-Freire
Professoras: Katherine e Luciana
Disciplinas: Matemática e Física
Turma: 1201
Data: outubro de 2011
Armação dos Búzios - 2011
Sumário
Introdução_____________________________________04
Biomassa: uma energia brasileira___________________05 Explicação dos principais processos________________08
Economia de energia de biomassa_________________10
Vantagens e desvantagens da sociedade____________12
Conclusão_____________________________________13
Armação dos Búzios - 2011
Introdução:
Através de um processo chamado fotossíntese, as plantas captam a luz do sol, uma forma de energia, captam CO2 e outros elementos da atmosfera e do solo e transformam-nos noutra forma de energia: a madeira, energia química. Na Natureza, a captação de CO2 não é ilimitada, ou seja, as plantas não crescem nem vivem indefinidamente. Ao morrerem sofrem um processo de decomposição, e é através desse processo que devolvem à atmosfera e ao solo os elementos que foram sintetizando ao longo da vida. Essa matéria orgânica é chamada de biomassa, e através dela podem-se obter diferentes formas de energia. É sobre essas formas de energia geradas através da biomassa que iremos tratar nesse trabalho.
Biomassa: uma energia brasileira
Desenvolvimento:
1. A madeira (sob a forma de rolaria ou de subprodutos e desperdícios das indústrias de processamento) deve ter como utilização preferencial a indústria transformadora e não a produção de energia. Esta utilização assegura maior valor acrescentado e utiliza um maior volume de emprego na cadeia de produção, ambos objetivos estratégicos para a política econômica nacional.
2. A utilização de biomassa florestal em sistemas de co-geração de calor e eletricidade apresenta maiores eficiências globais que a simples produção de energia elétrica. Assim, devem esgotar-se as