Usinas Termoelétricas
O que é?
É uma instalação industrial usada para geração de energia elétrica a partir da energia liberada por qualquer produto que possa gerar calor, com bagaço de diversos tipos de plantas, madeira, óleo combustível, óleo diesel, gás natural, urânio enriquecido e carvão natural.
Como funciona?
Uma fonte de calor aquece uma caldeira com água gerando vapor de água em alta pressão e o vapor move as pás da turbina do gerador, por sua vez após ter movimentado as turbinas, o vapor e conduzido a um condensador que será resfriado para ser utilizado em um novo ciclo.
Relacionado com a Física
Na realidade, a eletricidade é produzida a partir da energia cinética ( estado de movimento de um corpo) obtida pela passagem do vapor pela turbina , transformando a potência mecânica em potência elétrica. A energia gerada e puxada através de cabos, que por sua tensão levada a níveis adequados para utilização pelos consumidores, daí, a energia e distribuída para consumo. Tipos de usinas:
Usina a gás
Usina a óleo
Usina a carvão
Usina nuclear
Histórico
A primeira usina termoelétrica no Brasil foi inaugurada em 1833, em Campos dos Goytacazes, com a potencia de 52 kW. Começou a ser utilizada para o preparo de alimentos, utilizando-se a madeira para a queima.
O petróleo foi descoberto, e seus derivados passaram a substituir o carvão mineral como combustível. Hoje, outras técnicas, como a queima de hidrocarboneto, são utilizados para a produção de energia. Curiosidades
No Brasil, a usina termoelétrica e um recuso estratégico, pois supre as necessidades energéticas durante os período de seca, quando as hidroelétricas não atendem toda a demanda.
Cerca de 50 usinas termoelétricas esta espalhadas por vários estados brasileiros, entretanto, mesmo quando operam em plena capacidade, geram cerca de 7,5% do total de energia consumido no país.
Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte são três grandes centros de consumidores.