Usinas Hidrelétricas
O que é:
Uma usina hidrelétrica ou central hidroelétrica é um complexo de projetos de engenharias: civil, elétrica, mecânica, hidráulica, estrutural, geotécnica, de computação, de controle, de automação, ambiental, florestal, de solos, de fundações, de materiais, etc. Um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. A maior hidrelétrica do mundo é a Itaipu Binacional com capacidade de geração de 12.600 MW.
Como Funciona:
O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia. No Brasil, as hidrelétricas são as principais responsáveis pela luz que não nos deixa no escuro.
Desvantagens:
- Inundam áreas extensas de produção de alimentos e florestas;
- Alteram fortemente o ambiente e com isso prejudicam muitas espécies de seres vivos, exemplo: interferem na migração e reprodução de peixes;
- Alteram o funcionamento dos Rios;
- Alteram a paisagem das margens pela indução de atividades humanas ligadas a presença dos reservatórios;
Vantagens:
Utilizam uma fonte renovável de energia.
A água que movimenta as turbinas da hidrelétrica e gera eletricidade se renova sempre por meio do ciclo hidrológico e pode ser reutilizada. Sua qualidade é preservada.
Viabilizam o uso de outras fontes renováveis.
A flexibilidade e a capacidade de armazenamento das usinas fazem delas um meio eficiente e econômico para dar suporte ao emprego de outras fontes de energia renovável, como a eólica e a solar.
Contribuem para manter mais puro o ar que respiramos.
As hidrelétricas não produzem poluentes do ar nem geram subprodutos tóxicos.
Ajudam a combater as mudanças climáticas.
Estudos recentes vêm