Usinas Hidrelétricas
Neste artigo buscamos explicar o funcionamento básico de uma usina hidrelétrica, assim como os principais conceitos envolvidos na transformação da energia associada à água represada em energia elétrica
Por Marcos Sergio de Oliveira Filho, Projeto Academia de Ciência
O Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo, sendo sócias de uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo.
A usina de Itaipu é considerada uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, sua capacidade de produção de energia é de cerca de 13.000Mw, a obtenção de tamanha potencia elétrica é devido as 19 turbinas que constituem a usina, cada turbina tem capacidade de cerca de 700Mw. A usina de Itaipu esta localizada na divisa entre o Brasil e o Paraguai, seu reservatório é abastecido pelo Rio Paraná e seus afluentes. Itaipu é responsável por gerar cerca de 20% da energia consumida no Brasil e 95% da energia consumida no Paraguai.
Imagem 1 – Usina de Itaipu
Neste artigo buscamos explicar o funcionamento básico de uma usina hidrelétrica, assim como os principais conceitos envolvidos na transformação da energia associada à água represada em energia elétrica.
A ideia de usar a forças das águas como fonte de energia para realizar trabalhos pesados ou mesmo para facilitar processo onde uma grande quantidade de energia é solicitada não é nova, a cerca de 2000 anos os gregos já tinham conhecimento de como aproveitar tal forma de energia. É com os gregos que vemos o surgimento dos primeiros moinhos de água, construções erguidas próximo a rios onde uma roda d’água era responsável por transformar o movimento linear das águas em movimentos circular, o torque resultante do movimento da roda d’água era transmitido por eixos até o ponto onde a força era necessária. No caso dos gregos os moinhos eram utilizados no processo de obtenção da farinha por meio do processamento do trigo.
Imagem 2 – Moinho com princípio