Formação de custos
O Custo de Produção (CP) de uma indústria é formado por três fatores de produção: Materiais (Matérias-Primas, Embalagens e Materiais Auxiliares), Mão-de-Obra (Direta e Indireta) e Despesas Gerais de Fabricação. Para a apuração do montante correspondente aos materiais consumidos na produção, utilizamos a fórmula que representa a movimentação desses estoques:
Movimentação de Estoques de Materiais
EI + C - MCP = EF
Onde:
EI – Estoque Inicial: Representa o valor de estoques formados em períodos anteriores.
C – Compras: O montante correspondente às compras de materiais é apurado a partir do valor da compra, excluindo os impostos recuperáveis e os valores relativos às devoluções ocorridas no período.
MCP – Materiais Consumidos na Produção: Corresponde ao custo total de todos os materiais requisitados no processo de produção.
EF – Estoque Final: É o custo total dos materiais adquiridos e ainda não requisitados pela produção.
O quadro abaixo exemplifica como podemos apurar o custo total dos materiais consumidos no processo de produção através das informações relativas ao estoque inicial, compras e estoque final, obtidas pela Contabilidade da empresa:
Apuração dos Materiais Consumidos na Produção
R$
R$ Estoque Inicial de Materiais
350.000 ( + ) Compras de Materiais no Período:
Compras Brutas
2.850.000
( - ) Impostos recuperáveis
(520.125)
( - ) Devoluções de Compras
(57.000)
2.272.875 ( - ) Estoque Final de Materiais
(734.405) Materiais Consumidos na Produção
1.888.470
Quadro 4.4: Apuração dos materiais consumidos na produção
Após apurarmos o custo total dos materiais consumidos na produção, somamos a este os valores correspondentes à Mão-de-Obra e as Despesas Gerais de Fabricação, para chegarmos então ao Custo de Produção, conforme exemplificado no quadro a seguir: