Usinas Hidrelétricas
SUMÁRIO
●
●
●
●
●
●
FUNCIONAMENTO
HISTÓRIA
HIDRELÉTRICAS NO MUNDO
HIDRELÉTRICAS NO BRASIL
IMPACTOS AMBIENTAIS
POLÍTICAS PÚBLICAS
HISTÓRIA DAS HIDRELÉTRICAS
As pessoas têm tirado proveito da energia da água em movimento há séculos. Os Gregos e
Romanos da antiguidade usavam a roda-d'água, que opera sob o mesmo princípio que a turbina, para girar maquinários. A roda-d'água também era conhecida na China antiga. Na Europa, a partir da era medieval, a água em movimento impulsionava rodas-d'água que moíam milho ou trigo, transformando-os em farinha. Moinhos de água alimentavam fábricas têxteis na Inglaterra e
Nova Inglaterra no início do século XVII. O desenvolvimento de uma turbina movida a vapor tornou a energia da água ainda mais eficiente.
A primeira usina de energia hidrelétrica foi aberta em Appleton, Wisconsin, em
1882, no Rio Fox. O proprietário de um moinho de papel local ligou uma turbina movida a água a um gerador. A primeira usina produziu apenas 12,5 quilowatts de eletricidade, o suficiente para alimentar dois moinhos de papel e a casa do proprietário do moinho. Em 1886, uma usina maior, com energia suficiente para alimentar o sistema de bondes elétricos de Appleton, substituiu a usina original.
HIDRELÉTRICAS NO MUNDO
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estas são atualmente as dez maiores usinas hidrelétricas do mundo, em capacidade de produção de eletricidade.
1º. Três Gargantas (China): 18.200 megawatts (MW)
2º. Itaipu (Brasil/Paraguai): 14.000 MW
3º. Guri (Venezuela): 10.000 MW
4º. Tucuruí I e II (Brasil): 8.370MW
5º. Grand Coulee (EUA): 6.494 MW
6º. Longtan Dam (China): 6.426 MW
7º. Sayano-Shushenskaya (Rússia): 6.400 MW
8º. Krasnoyarsk (Rússia): 6.000 MW
9º. Churchill Falls (Canadá): 5.428 MW
10º. La Grande 2 (Canadá): 5.328 MW
A Usina de Três Gargantas é a maior central hidroelétrica do mundo, construída no Rio Yang-tsé, o maior da China. A obra