Usinas Hidreletricas
GESTÃO AMBIENTAL
USINAS HIDRELETRICAS:
“Solo, Água e Vida”
USINAS HIDRELETRICAS:
“Solo, Água e Vida”
Trabalho apresentado ao gestão ambiental da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná,para a atividade Interdisciplinar.Planejamento de áreas urbanas e rurais, Avaliação de impactos ambientais e licenciamento, Projetos ambientais, Tópicos especiais em gestão ambiental, Seminário interdiciplinar V.
Profº Flávia da Silva Bortoloti
Profº Jeanedy Maria Pazinato
Profº Marcelo Augusto Rocha
Profº Tiago H. dos Santos
Profº Vinícius Pires Rincão
USINAS HIDRELÉTRICAS
Quando tratamos do tema de usinas hidrelétricas temos de pesar muitas coisas pois nos dias de hoje são as mesmas que são responsáveis pela maior produção de energia elétrica do mundo, mesmo que em vários países já estejam mudando para outras formas de produzir energia elétrica esse é um processo lento e em nosso país mais ainda que a maioria. Mais para que se construa uma dessas várias etapas tem que ser cumpridas e sempre com muito cuidado para que não prejudique o meio ambiente ou que se não for possível que seja feito com o menos de danos possível.
Quando tratamos do licenciamento ambiental que é realizado pelas esferas de governo (federal, estadual, distrital e municipal) de forma cooperativa e em conformidade com suas competências legais, os órgãos ambientais responsáveis pelo licenciamento integram o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Os mesmos decretam aos empreendedores o cumprimento da legislação, bem como fiscalizam e monitoram as atividades dos empreendimentos ao longo do licenciamento. Uma das exigências do processo de licenciamento ambiental é a realização do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) pelo empreendedor.
As (UHEs) usinas hidrelétricas, tornaram-se imperativas ao desenvolvimento do País e, pela sua intensidade e impactos significativos provocados sobre o meio ambiente, devem ser licenciadas. O licenciamento de UHEs solicita estudo