usinas hidreletrica
Uma usina hidrelétrica ou central hidroeléctrica é um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
Dentre os países que usam essa forma de se obter energia, o Brasil se encontra apenas atrás do Canadá e dos Estados Unidos, sendo, portanto, o terceiro maior do mundo em potencial hidrelétrico.
Vantagens
- Devido à disponibilidade ciclo da água é inesgotável.
- É uma energia totalmente limpa, não emite gases, não emite tóxico e não causa a chuva ácida.
- É uma energia barata, os custos operacionais são muito baixos, não são constantes melhorias tecnológicas que ajudem a explorar os recursos com mais eficiência.
- Ele armazena facilmente sistemas de abastecimento de água para recreação ou de irrigação.
- Você pode regular o fluxo de controle e se há risco de alagamento.
Desvantagens
- A construção dos pratos requerem um grande investimento, além disso, os sítios onde se pode construir o poder em condições econômicas são muito limitadas.
- Os obstáculos tornam-se presa de espécies como o salmão
- Em segundo lugar, as barragens afetam os leitos dos rios, causando erosão e afetar o ecossistema.
- Barragens tendem a estar longe de grandes populações, então você precisa para transportar a eletricidade produzida através de redes caro.
. A viabilidade técnica de cada caso deve ser analisada individualmente por especialistas em engenharia ambiental e especialista em engenharia hidráulica, que geralmente para seus estudos e projetos utilizam modelos matemáticos, modelos físicos e modelos geográficos.
O cálculo da potência instalada de uma usina é efetuado através de estudos de energéticos que são realizados por engenheiros mecânicos, eletricistas e civis. A energia hidráulica é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica, que por sua vez é convertida em energia elétrica por