Usinagem
SERRAMENTO
1
Definição:
Serramento é o processo mecânico de usinagem destinado ao corte realizado com o auxílio de ferramentas multicortantes de pequena espessura. Para tanto, a ferramenta gira ou se desloca, ou executa ambos os movimentos e a peça se desloca ou se mantém parada (figura 1).
O corte de metais e outros materiais é uma das operações mais largamente aplicadas, sendo na maioria das vezes a primeira operação do processo de fabricação. É responsável por dividir a matéria prima, que é adquirida em chapas, barras ou tarugos.
Figura 1: ferramenta girando com eixo fixo e a peça deslocando
2
- Ferramentas de serramento:
Com movimento da lâmina de corte manual:
Em trabalhos de manutenção que não exigem uma produtividade em ampla escala a operação de serramento pode ser feita à mão, com um serrote (figura 2) ou com um arco de serra
(Figura 3).
No caso do serrote sua utilização é indicada para o corte especifico de madeira, enquanto o arco de serra por possuir uma ferramenta de corte (lâmina) com maior resistência poderá ser utilizado para o corte de peças de metais, PVC e etc.
Figura 2: Serrote
Figura 3: Arco de serra
3
Com movimento da lâmina de corte mecanizado:
Em situações de maior produtividade, como é mais comum na industria, para se atingir a produtividade necessita-se do auxílio de máquinas que conseguem realizar o serramento das peças em maior velocidade e escala, com isso atendendo a demanda.
As máquinas podem utilizar três tipos de lâminas dentadas:
Serra circular, de fita ou lâmina de serrar (figuras 4 e 5).
Circular
Fita
Lâmina
Figura 4: Tipos de lâminas dentadas
4
Fita
Lâmina de serrar
Circular
Figura 5: Tipos de lâminas dentadas
5
Classificação das máquinas de serrar
As máquinas de serrar podem ser classificadas de acordo com a tabela 1 abaixo:
Tabela 1: Classificação das máquinas de serrar
6
Serras