historia das coisas
Tomada de decisão é definido como a necessidade de escolher uma ou algumas entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas em diversas situações que poderão surgir de forma inesperada. E a decisão - de acordo com muitos artigos escritos e que refletem a realidade - pode ser tomada a partir de muitas probabilidades, possibilidades e alternativas. Mas, se tratando das muitas necessidades de tomada de decisão numa organização, algumas perguntas são pertinentes e as respostas terminam sendo de importância vital no surgimento destas situações.
Então, quem deve ser o responsável pela tomada de decisão? Numa organização, normalmente, esta responsabilidade está com os gestores ou administradores. Mas, isso não quer dizer que todos os outros envolvidos não possam opinar. Quando houver possibilidade, as decisões precisam ser em conjunto, isso facilitará a realização da ação tomada.
O que se precisa para chegar a uma conclusão? E como fazer?
Os gestores ou administradores precisam ter domínio das diversas variáveis ou situações que podem interferir no objetivo final, que deve ser sem dúvida a melhor decisão para o âmbito organizacional. Eles poderão ser influenciados por seus valores pessoais, pela situação do momento ou outros fatores de ordem social. Portanto, é necessário que conheçam os objetivos da organização. Também a situação das informações - se existe incerteza, se é muito complexa, se falta ou tem excesso de conteúdo - além de outras que poderão ser enxergadas pelo raciocínio lógico. Assim, os gestores ou administradores precisam escolher um curso de ações entre as diversas alternativas disponíveis e optar pela melhor que se apresentar de real valor para a organização.
E quando deve ser tomada a decisão?
Em razão da globalização, o próprio mercado exige rapidez nas soluções. O quanto antes a melhor decisão for tomada, a organização poderá colher os frutos.
Em conclusão, sabemos que sempre existirão dúvidas quanto a que