Usinagem
Os filtros de ar comprimido servem para eliminarem eventuais substancias Sólidas circulantes na linha. Eliminam líquidos e emulsões de óleo. Retêm resíduos de incrustações e ferrugem ou impurezas procedentes da atmosfera
Capacidade de separação do filtro
A capacidade de separação do filtro indica a diferença na concentração de partículas sujas antes e depois do filtro. A capacidade de separação do filtro é medida pela eficiência do filtro.
Por isso, o filtro tem sempre que especificar o tamanho mínimo dos grãos/impurezas (em microns - µm) que ele é capaz de eliminar.
Volume de fluxo
O volume máximo de fluxo de ar de um filtro sempre refere-se ao valor da pressão básica pg = 7 bar.
Variação de pressão muda o volume máximo de fluxo do filtro. As mudanças do volume de fluxo podem ser calculadas facilmente usando-se os fatores de conversão apropriados.
Tipos de filtro
Dependendo do acúmulo de impurezas e da qualidade de ar comprimido exigida, os seguintes
tipos de filtro são usados:
• Precipitador tipo ciclone
• Filtro preliminar
• Filtro de alto desempenho
• Filtro de carvão ativado
Filtro preliminar
Este tipo de filtro elimina impurezas sólidas contidas no ar comprimido de tamanho aproximado até 3 µm, enquanto óleo e água são eliminados somente em pequenas quantidades. Contudo, os filtros preliminares aliviam a carga dos filtros de alto desempenho e secadores no caso de condições muito drásticas de impurezas.
Precipitador tipo ciclone
Um precipitador tipo ciclone trabalha baseado no princípio de inércia de massa. Consiste em um inserto “vórtex” (como o centro de um ciclone) e um dispositivo de coleta.
O inserto “vortex” é construído de tal forma que faz com que o ar comprimido entre em movimento circular. Componentes do ar (sólidos e líquidos) são, por inércia de suas massas, impelidos contra a parede interna do dispositivo de coleta. Esse