Usinagem
• Peças metálicas fabricadas por processos metalúrgicos convencionais (fundição e forjamento) apresentam superfícies grosseiras que exigem um determinado acabamento.
• Objetivo dos processo de usinagem;
- dar acabamento de superfície (melhor aspecto superficial) e dimensões mais precisas;
- obtenção de formas geométricas específicas;
- fabricação em massa a baixo custo;
• Nas operações de usinagem uma porção do material das peças é retirada pela ação de uma ferramenta de corte; produzindo o cavaco, caracterizado por forma geométrica irregular.
• Usinagem é basicamente um processo de cisalhamento, ruptura por aplicação de pressão, que ocorre na estrutura cristalina do metal.
Ferramentas de corte
• Para que ocorra a formação de cavaco ou exista a ruptura nos cristais do metal a ferramenta deve possuir características geométricas (ângulo de cunha, ângulo de folga, ângulo de saída do cavaco) e propriedades no material do qual ela é feita (dureza, tenacidade).
• A ferramenta pode ser feita de diversos materiais entre os quais podemos destacar: aço carbono (pequenos trabalhos, baixas velocidades e baixas temperaturas), aços ligas médios (brocas, maior resistência ao desgaste) aços rápidos
(baixa e média velocidade de corte elevada dureza a quente e resistência ao desgaste), ligas não ferrosas
(usinagem de ferro fundido e elevada resistência ao desgaste apesar de serem quebradiças), metal duro
(suporta elevadas temperaturas, não suporta choques ou vibrações Usinagem
•
-
Existe uma variedade muito grande nos processos de usinagem, segue alguns processos convencionais mais comuns: torneamento: usinagem para obtenção de superfícies de revolução, para que a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca simultaneamente segundo determinadas trajetórias; entre estas podemos destacar: torneamento retilíneo, torneamento cilíndrico, torneamento cônico, torneamento radial,
perfilamento,