Usina Solar
A maior usina de energia solar do Brasil, a Usina Fotovoltaica Cidade Azul, começou a operar comercialmente neste mês em Tubarão, no sul de Santa Catarina.
Trata-se de maior usina solar do país em potência: são 3 Megawatts gerados atualmente, o suficiente para abastecer 2.500 casas todos os dias. É praticamente um quarto de toda a energia solar produzida no Brasil.
A maior usina solar brasileira foi Inaugurada em 9 de agosto, a usina Cidade Azul possui 10 hectares de área, dos quais 4,5 há são ocupados para as células de captação. Ao todo, 19.424 painéis são responsáveis por captar a irradiação - que até mesmo em dias nublados acabam gerando energia.
Com investimentos de R$ 30 milhões, a usina foi desenvolvida pela empresa Tractebel Energia em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ela começou a funcionar em março deste ano, apenas em caráter experimental. Agora, foi conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN), ou seja, a energia gerada passou a ser distribuída para todo o país.
A geração dessa usina não afeta a conta de luz, segundo a Aneel. A vantagem, então, é o uso de uma fonte renovável e limpa.
Apesar de parecidos, os painéis usam tecnologias diferentes. Duas produzidas no Japão e a terceira na Alemanha. A luz do sol é captada por fotos sensores. O sistema é conectado à rede pública para que toda a energia produzida possa ser utilizada pelos consumidores.
Além da usina, nós temos em oito locais do Brasil, sete tecnologias diferentes sendo avaliadas porque cada uma delas tem uma característica que vai ser mais interessante para um clima mais quente, mais seco, com aspecto solar mais azul, mais vermelho, então tudo isso está sendo avaliado, para estabelecer qual é a tecnologia mais apropriada em cada região”, explica o coordenador do projeto Ricardo Ruther.
Energia solar ainda é 0,01% da energia no Brasil.
Atualmente, operam no país 164 usinas solares, segundo a Agência Nacional de