Usinas solar
O trabalho a ser apresentado tenta explicar de forma simples, objetiva e intuitiva o funcionamento da energia solar, e suas características tais como vantagens, desvantagens e viabilidade. A energia solar também conhecida como energia fotovoltaica ainda é muito pouco aproveitada no brasil, mesmo o brasil possuindo características favoráveis a implantação deste sistema, que é muito utilizada em países europeus que ao contrário de nosso país, que não as possui. Claro que como qualquer outro sistema gerador de energia, o solar não possui apenas pontos positivos também há os negativos, porém irrelevantes se comparado ao bem que trás ao nosso planeta.
INTRODUÇÃO
Energia solar é um termo que se refere ao uso da luz e do calor do sol através de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica e a arquitetura solar.
Atualmente o Brasil não investe na tecnologia nesta área sendo necessária a importação de placas fotovoltaicas (no caso da energia solar fotovoltaica), se tornando assim inviável, mesmo o Brasil sendo um país tropical, próximo a linha do Equador, condições que favorecem o uso da mesma já que existem áreas de incidência solar apropriada para a geração da energia solar.
Mas países como Alemanha, Espanha, Portugal e Estados Unidos estão investindo com seriedade neste mercado, pois é bastante promissor levando em conta que o sol é uma fonte de energia inesgotável, o que faz com que essa tecnologia se torne a que mais avança no ano de 2003, com um percentual 48%. O aproveitamento da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se como a grande solução para todos os problemas energéticos da nossa sociedade.
Origem
Em 1838, um cientista chamado Edmom Bacquerel observou pela primeira vez o efeito fotovoltaico, quando expos um semicondutor a radiação solar e verificou que houve o surgimento de uma corrente elétrica. Após este acontecimento, muitos cientistas