Usina Solar
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL/ 1°PERÍODO
TURNO: MATUTINO
DISCIPLINA: TÓPICOS DE INFORMÁTICA
PROFESSOR: EDMAR GONÇALVES VIEIRA
CONSTRUÇÃO DE USINA SOLAR
ALUNA: RAPHAELA ARRUDA COELHO FIGUEREDO
GOIÂNIA
MARÇO DE 2015
Os constantes problemas ambientais causados pela utilização de energias não renováveis, aliados ao esgotamento dessas fontes, têm despertado o interesse pela utilização de fontes alternativas de energia. A energia solar é uma boa opção na busca por alternativas menos agressivas ao meio ambiente, pois consiste numa fonte energética renovável e limpa (não emite poluente).
Normalmente, a energia solar se adequa a locais mais isolados, secos e ensolarados. Sua configuração mais comum é de um conjunto de espelhos móveis espalhados por uma ampla área plana e desimpedida, que apontam todos para um mesmo ponto, situados no alto de uma torre.
Neste ponto, canalizações de água são aquecidas pela incidência da luz solar refletida, produzindo vapor que move uma turbina a vapor e que aciona um gerador de energia elétrica. O armazenamento de energia elétrica produzida durante o dia em baterias é ainda relativamente pouco eficiente e faz o uso de grande quantidade de baterias e estas possuem vida limitada e devem ser recicladas para evitar a contaminação do meio ambiente. Esta usina não funciona a noite, e ao nascer do Sol e no poente, sua eficiência cai drasticamente. Sua utilização ainda é apenas relegada a um segundo plano, apenas fornecendo energia elétrica suplementar a redes de distribuição.
Uma outra forma de se obter energia elétrica a partir da luz solar é por meio de painéis recobertos com células fotoelétricas. Porém de pouca eficiência, já que a energia elétrica produzida não chega a valores expressíveis. Painéis de captação de luz solar.
O nordeste brasileiro por ser uma região ensolarada, próxima do equador, apresenta condições mais propícias para receber centrais solares. E