Usina Hidrelétrica
O que é:
É um complexo arquitetônico, um conjunto de obras e de equipamentos, que tem por finalidade produzir energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio.
Como funciona:
O princípio básico é usar a força de uma queda d’água para gerar energia elétrica. A água represada possui energia potencial gravitacional que se converte em energia cinética. Essa energia cinética é transferida às turbinas, que movimentam o gerador; e o gerador, por sua vez, converte essa energia cinética em energia elétrica a qual será enviada através de condutores ao seu destino.
Vantagens:
É uma energia limpa, ou seja, não emite gases poluentes da queima de combustível.
É uma energia renovável, ele se renova eternamente, assim não há preocupações com o seu esgotamento.
É uma fonte de energia barata.
No Brasil, por exemplo, é uma boa opção por causa da quantidade de recursos fluviais disponíveis com grande vazão e por causa dos vários acidentes geográficos (montanhas, cachoeiras…).
Não há gasto com combustível.
Desvantagens:
Para fazer uma hidrelétrica é necessário fazer um lago artificial, o que inunda grandes áreas de biomas naturais (florestas, savanas…)
Devido à decomposição da vegetação submersa são emitidas consideráveis quantidades de metano que contribui 21 vezes mais com o aquecimento global que o metano.
É necessária a mudança de local das pessoas que moram nos territórios que sediarão a usina. No Brasil mais de 330 mil pessoas já saíram de suas casas por esse motivo.
Altera levemente alguns detalhes no ambiente como a umidade e o ciclo das chuvas o que pode causar problemas ao ecossistema local.
Em alguns casos é necessário mudar o curso natural do rio o que pode prejudicar ecossistemas.
Pode aumentar o nível do rio por causa do represamento.
Importância para o Brasil:
As hidrelétricas são responsáveis pela maior parte da energia consumida no Brasil.
Esse tipo de energia por ser barata,