ADMINISTRAÇÃO
Professor Paulo Roberto Ferreira Machado
Enfermagem Administração em Rede Básica de Saúde
Teorias da Administração
A – INTRODUÇÃO
O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas à produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos etc.). A vida das pessoas depende intimamente das organizações e essas dependem da atividade e do trabalho daquelas. Na sociedade moderna, as pessoas nascem, crescem, aprendem, vivem, trabalham, se divertem, são tratadas e morrem dentro das organizações. As organizações são extremamente heterogêneas e diversificadas, de tamanho diferentes, de características diferentes, de estruturas diferentes, de objetivos diferentes. Existem
ORGANIZAÇÕES LUCRATIVAS (chamadas empresas) e ORGANIZAÇÕES
NÃO
LUCRATIVAS(como Exército, Igreja, Serviços Públicos, Entidades Filantrópicas, Organizações não governamentais – ONGs – etc.).
A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização seja ela lucrativa ou não lucrativa. A administração trata do planejamento , da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram dentro de uma organização. Assim, a administração é imprescindível para existência, sobrevivência e sucesso das organizações. Sem a administração, as organizações jamais teriam condições de existir e de crescer.
Em função dos aspectos exclusivos de cada organização, o administrador define estratégias, efetua diagnósticos de situações, dimensiona recursos, planeja sua aplicação, resolve problemas, gera inovação e competitividade.
Segundo KATZ,