Usina Hidrelétrica e suas Conversões de Energia
Abril/2014
Usina Hidrelétrica e suas Conversões de Energia
As usinas hidrelétricas produzem eletricidade através da forças das águas, geralmente elas são construídas longe dos centros consumidores e aproveitam os desníveis naturais de rios. A usina que mais produz energia no mundo é a usina de Itaipu que abastece consumidores do Brasil e do Paraguai, a usina de Três Gargantas na China deve desbancar a usina latina americana nos próximos anos.
Quando um rio é represado, o objetivo esperado é aumentar seu nível de água, quanto maior for à altura da barragem maior será a quantidade de água armazenada e por consequência maior será a energia potencial gravitacional disponível.
Uma vez represada, a água é direcionada por dutos até a entrada da turbina. A turbina é constituída por pás responsáveis por transformar o movimento linear da água em movimento circular. A turbina por sua vez é acoplada a um gerador elétrico responsável por converter a energia mecânica em energia elétrica. Contudo a tensão gerada por esse gerador é baixa sendo necessária uma elevação de tensão para reduzir as perdas durante a transmissão.
Depois de produzida a energia elétrica passa por transformadores que a preparam para ser transmitida. Durante a transmissão parte dessa energia é transformada em calor, que aquece a linha de transmissão. Para chegar ao usuário final, a energia elétrica passa novamente por transformadores que a preparam para ser usadas.
Ao chegar ao usuário, à energia elétrica pode ser transformada em outras formas de energia, como energia sonora, ao ligar um aparelho de som ou energia luminosa, quando acendemos uma lâmpada. Observe que não é tão fácil a produção de energia elétrica, além do que demanda muito trabalho e consumo de água represada.
Energia é a capacidade de executar um trabalho, sobre as conversões de energia, o que são cada uma:
Energia Potencial Gravitacional: é a energia que